sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Romeu e Julieta

                                   ROMEU E JULIETA 
                                                                                       Luciana das Mercês Santos
            Romeu e Julieta é uma obra de William Shakespeare que conta a história de um amor impossível por se tratar de pessoas cujas famílias não combinavam. Esta é uma triste história de amor.

NARRADOR: Na antiga cidade de Verona, lorde Capuleto, pai de Julieta, planeja uma festa. Romeu vai às escondidas, pois é filho do inimigo.

ROMEU: Mercúcio, primo querido,
                 Observo com olho comprido
                   A dama de lindo vestido
                   Que lhe dá colorido

MERCÚCIO: Vejo que está apaixonado.
                           Seu amor será declarado?

ROMEU: Irei com ela dançar
                  Sentir seu corpo me abraçar
                E nunca me deixar.
(Romeu aproxima-se de Julieta)
              
ROMEU: Linda dama,
                 Vejo que sozinha está.
                   Deseja me amar?

JULIETA: O que mais quero.
                    Te amar espero.

NARRADOR: Tebaldo, primo de Julieta,aproxima-se querendo brigar com Romeu, pois achou um insulto um inimigo entrar em sua casa. O pai de Julieta intervém.

TEBALDO: Tio amado,
                     Não posso ficar calado
                     Diante de Romeu, um safado.

PAI DE JULIETA: Não brigue em minha casa,
                                    Violência aqui só atrasa

NARRADOR: Romeu vendo que Tebaldo o observava sai do baile. Julieta fica triste e vai para a janela de seu quarto. Lamenta sozinha até que chega Romeu.

JULIETA: Ó Romeu, Romeu
                   Onde estás amor meu?
                   Preciso tanto de um beijo seu.

ROMEU: Julieta, te ouço agora
                 Sem ti não vou embora
                 Apareça, minha senhora.
(Romeu e Julieta se beijam)

NARRADOR: Naquela noite, resolveram se casar em segredo, para evitar a separação. Romeu combinou com frei Lourenço que realizava o casamento pela manhã.

Frei: Julieta,agora está casada
        Romeu, aqui está sua amada
            Que de agora em diante
            As brigas das famílias acabem em um instante.

AMA: Agora precisamos voltar
            Seus pais não devem desconfiar
            Senão, seu amor  ele vai odiar.

NARRADOR: Despedem-se, pois ninguém sabe do acontecido. No caminho, Romeu encontra-se com Mercúcio, seu primo. Tebaldo, primo de Julieta, surpriende-os.

TEBALDO:Romeu, você não presta
                    Não devia ter ido à festa
                    Agora sua vida não vale nada
                    Desembainhe a espada.

MERCÚCIO: Afaste-se, meu primo
                        Defenderei quem estimo
                        Tebaldo, seu cachorro
                        Ou te mato ou morro
(Mercúcio cai morto. Romeu chora e revida a morte do primo.)

ROMEU: Tebaldo, fui um covarde
                 Meu peito agora arde
                 Vou te matar
                 E assim me vingar.
(Os dois brigam, Romeu mata tebaldo e foge.)

FREI: Fuja, Romeu
            Seu primo morreu
            Levarei-os comigo
            Para algum abrigo

NARRADOR: Romeu tenta fugir, mas o príncipe o expulsa de Verona. A ama vai dar notícias a Julieta.


AMA:Mercúcio foi assassinado
          Romeu sentiu-se vingado
          Matando seu primo Tebaldo
          Longe de Verona está seu amado.
(Julieta chora)

NARRADOR: Dias depois o pai de Julieta quer casa-la com um conde. Ela se desespera e procura o frei que a ajuda.

JULIETA: Ajude-me frei
                  Não sei o que farei
                  Meu pai quer me casar
                  Com Romeu quero ficar.

FREI:  Esse remédio deve tomar
            Nem uma gota deverá ficar
            Como morta vai esperar
            Seu grande amor voltar.

JULIETA: Sinto medo
              Esse será meu segredo
              Encontrarei meu amado
              Deitado ao meu lado.

NARRADOR: a ama a encontra morta. As flores que eram para seu casamento serviam agora para seu velório. Frei Lourenço tinha escrito para Romeu explicando tudo, mas ele não recebeu a carta. Em seu lugar, o aviso da morte da esposa. Sem pensar,vai a tumba. Antes, encontra com um boticário que lhe vende um veneno fortíssimo.

ROMEU: Ó minha amada!
                Não disse nada!
                Por que me abandonou?
                Minha vida agora acabou.

                Um brinde ao meu amor
                Que sempre teve o meu valor
                Parto agora
                Com ti minha senhora!
(Romeu bebe o veneno e cai morto. Julieta acorda. Chega o frei)

JULIETA: Sei onde deveria estar
                 Aqui estou
                 Onde está o meu amor?

Frei:  A carta não recebeu
          O veneno bebeu
          Foi-se o esposo
          Bastante choroso.

JULIETA:  Ó meu amor,
                   Não deixaste nem um  pouco para mim?
                   Agora será o fim
                   Com seu punhal,
                   Minha vida tem triste final.

PAI DE JULIETA: Verona triste e acabada
                                 Meu inimigo não será mais odiado
                                 O sol hoje não aparecerá
                                 Romeu e Julieta o esconderá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário