sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O USO DAS TECNOLOGIAS NO MEU DIA-A-DIA

                                                                              Atividade 1

O USO DAS TECNOLOGIAS NO MEU DIA-A-DIA

                “Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...”(Raul Seixas)
                Na minha prática pedagógica procuro estar sempre mudando de acordo com as inovações que considero relevantes no processo de ensino aprendizagem de meus alunos e na minha vida pessoal. Aqui, procurarei me ater somente a minha vida profissional.
                Frequentemente, faço uso das TICs quando uso o rádio, a TV, o DVD, material impresso e o computador como recurso na preparação e apresentação de minhas aulas, pois elas estão, de um modo geral, associadas à mudança e todas as crianças têm, de alguma forma, acesso a elas.
                De modo particular, a informática habita e dá oportunidade a mim e aos educandos na aquisição de novos conhecimentos, tornando-se um complemento que visa o desenvolvimento integral dos alunos.
                Assim sendo, uso o computador para planejar as minhas aulas no editor de textos e no Power point. Para ampliar os conhecimentos, os conteúdos dos livros didáticos e a estrutura de meu  trabalho antes de serem apresentados em sala, uso a internet como fonte de pesquisa.
                Espero que esse curso abra mais algumas portas e janelas na minha vida para eu poder crescer pessoalmente e profissionalmente para no caminhar da minha metamorfose eu possa me transformar uma linda borboleta sem limites para voar.
Luciana Santos

                                                               Atividade 2
Pontos mais significativos do texto “Novas tecnologias de informação e comunicação”
*Conceito de NTICs no contexto histórico de uma breve linha do tempo.
*Exemplos de NTICs.
*Ligação das NTICs com a interatividade, pois quem faz parte da rede de conexão operacionalizadas fazem parte do envio e do recebimento das informações
                “Ando devagar, porque já tive pressa, levo esse sorriso porque já chorei demais.”
                Devagar se vai ao longe, antes o sistema não oferecia aos professores oportunidades de inovação na área de informática e isso vem mudando bem rapidamente. Hoje, com as exigências do governo que vem aplicando avaliações que envolvem a utilização das TICs no di-a-a-dia das aulas, muitos professores estão correndo atrás para se modernizarem até mesmo porque estão inseridos no mesmo contexto de seus alunos os quis estão cada vez mais atualizados.
                Há, com certeza, despreparo de alguns professores que não querem abandonar o velho por insegurança ou por falta de oportunidade de inovação. Esse fato se deve à falta de oportunidade e de oferecimento de cursos ligados a esses meios que nos conduzirão aos fins.
                Como foi relatado no texto acima, o Proinfo veio trazer uma esperança de atualização na informatização.









                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário