sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A afetividade na relação pedagógica

                          A afetividade na relação pedagógica
Segundo José Manuel Moran, é importante manter a disciplina na sala de aula sem perder a afetividade, a liberdade e o controle. Para se alcançar isso torna-se necessária a construção de regras organizacionais coletivas.
É importante valorizar as potencialidades e diminuir as limitações e o caminho para isso é mostrar atitudes de compreensão, deixando de ser intolerante.
A prática da inclusão deve ser trazida para a sala de aula e o tabu de que apenas os deficientes mentais são excluídos deve ser quebrado, pois existem várias formas de excluir alunos.
Para haver equilíbrio é importante que haja sintonia na comunicação e na relação com os alunos. O professor que controla suas emoções, transmite equilíbrio e falam em tom calmo e não humilha os educandos por causa de descontrole emocional.
Moran tem razão em tudo que diz, mas esquece que os professores são seres humanos e não robôs que controlam suas emoções o tempo todo. Ele também tem alunos que não são máquinas que permitem uma relação estável o tempo todo.


                                  A afetividade na relação pedagógica

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